-Tema: TRANSFORMAÇÃO
Introdução: Em muitas situações tentamos fazer concertos e remendos, mas na verdade é preciso uma mudança radical. Um recomeço.
Jacó achava que tudo devia mudar em sua vida e por isso fugiu, mas para onde foi, seus problemas estavam com ele até o dia que percebeu que ele que precisava de uma transformação.
Jacó achava que tudo devia mudar em sua vida e por isso fugiu, mas para onde foi, seus problemas estavam com ele até o dia que percebeu que ele que precisava de uma transformação.
Como mudar? Como recomeçar?
1- Enfrente os problemas: v.10
Começava um novo tempo n a vida de Jacó. Ele estava fugindo, mas apareceu uma pedra em seu caminho e ele teve que parar para repensar a vida.
Não adianta fugir porque onde você for o problema vai junto. O problema não é o lugar, mas nós.
Quando Deus não muda as coisas, ele nos muda em relação a elas. Quando Deus não muda o que está ao nosso redor é porque precisa mudar o nosso interior.
2- Descanse no Senhor: v.10,11
Jacó não tinha nem como descansar. Encontrou uma pedra no caminho e ali mesmo descansou no Senhor. Era tempo de parar.
Às vezes é difícil, cansativo e doloroso mudar. Para mudar de direção às vezes é preciso parar e fazer meia volta. Se precisar for pare tudo e recomece.
3- Sonhe em Deus: v.12
Enquanto dormia Jacó teve um sonho, mesmo deitado sobre aquela pedra. Viu uma escada que começava ali naquele ‘degrau’. E havia anjos descendo e subindo.
Às vezes os obstáculos que encontramos são degraus para nossa vida.
É preciso sonhar em meio às mudanças. Quando descansou viu que Deus estava trabalhando. Os anjos subiam e desciam ocupados em levar orações e trazer bênçãos. É a prova da comunicação de Deus conosco.
4- Creia na presença de Deus: v.13-17
Deus está perto! Foi o que Jacó entendeu. E onde nós achamos que nada dá certo, pode ser o lugar escolhido de Deus. Jacó tinha uma família problemática e recebeu uma bênção para sua família (v.14).
Em todos os lugares a bênção nos acompanha (v.15). Muitas vezes nós é que não percebemos a presença de Deus conosco (v.16). Foi naquele lugar difícil que ele recebeu a bênção (v.17).
Onde há trevas a presença do Senhor brilha como uma forte luz que é mais forte que as trevas.
5- Erga um ALTAR para Deus: v.18 e 19
A pedra que era um problema virou travesseiro onde descansou e viu Deus trabalhar. E depois virou um altar para o louvor de Deus.
Faça de sua vida um altar para Deus. Transforme seus problemas em um altar para o Senhor. Chega de reclamar. Chega de fugir. Adore a Deus aconteça o que acontecer.
Mude! Recomece!
CONCLUSÃO
Aprenda a transformar os problemas em motivos de oração e bênção. Ás vezes não vemos Deus agir porque não paramos para ver sua presença ativa em nossas vidas. Pode ser em meio a um problema que Deus pode abrir as portas do céu.