-Tema: OBEDIÊNCIA
Jonas 1
-Introdução: Um pai que manda o filho ir à venda comprar pirulito certamente espera que este o faça imediatamente, contudo este não pode ser um exemplo de obediência. Quando o pai pede algo que não seja interesse imediato do filho, isso sim pode ser um caso chamado de obediência.
Jonas era um profeta, alguém chamado especialmente para obedecer a Deus, mas ele foi desobediente e praticou a pior de todas as desobediências que é fugir da presença de Deus (v.3). Ele preferiu os amigos a Deus.
Obedecer a Deus quando a vontade Dele é a nossa é fácil, mas quando ela é diferente, não queremos. A obediência só traz felicidade.
Qual o resultado da desobediênci?
As lutas, provações, problemas, etc. muitas vezes são conseqüências da desobediência. No meio da tempestade seus ‘amigos’ do barco o lançaram no mar.
2- O Sono espiritual: v.5
Enquanto todos estavam correndo, gritando, lançando cargas no mar e orando, Jonas dormia pensando que estava tudo bem, mas não estava. Esta e uma triste conseqüência da desobediência que o apostolo Paulo chamou de cauterização da consciência (I Timóteo 4.2). Aqui é quando a pessoa não percebe mais nem mesmo a tempestade a desperta para buscar a Deus.
3- O Peixe: v.17
O peixe simboliza situações gigantescas, maiores do que nos e muitas vezes pensamos que não tem saída, como um vício, uma divida, uma separação, etc. Contudo o peixe muitas vezes serve para nos como uma proteção e um veículo para nos levar ao lugar certo que é a vontade de Deus.
Obedecer é melhor que sacrificar!
-CONCLUSÃO:
A solução e Oração e obediência (Jonas 2.1 e 3.3) como forma de concerto diante da presença do Senhor mesmo que isso tenha que começar na barriga do peixe como foi com o profeta fujão. Mas a obedi}encia é melhor do que o sacrifício (I Samuel 15.22).
A solução e Oração e obediência (Jonas 2.1 e 3.3) como forma de concerto diante da presença do Senhor mesmo que isso tenha que começar na barriga do peixe como foi com o profeta fujão. Mas a obedi}encia é melhor do que o sacrifício (I Samuel 15.22).