-Tema: VIDA CRISTÃ
e quer longevidade para ver o bem?”
Salmos 34.12-18
-Introdução: A vida passa muito rápido. Se você já viveu 30 anos, certamente pensa que ainda é muito pouco do que gostaria de viver. O mesmo sentimento acontece com quem já tem 50, 70 ou mais anos. O tempo passou e não podemos voltar atrás para mudar as coisas, mas podemos aprender a viver melhor o dia de hoje e se preparar para um futuro melhor.
O salmista Davi provavelmente ainda não era idoso quando pronunciou estas palavras, mas era alguém que se cercava da experiência de pessoas mais vividas como o profeta Samuel. Em suas palavras, parece que Davi queria dizer que desejava chegar bem longe, viver bem e realizar seus sonhos. Para isso é necessário tempo suficiente. Embora Davi tenha vivido aproximadamente 70 anos (II Samuel 5.4-5), tempo longo para um guerreiro, o mais importante é conseguiu alcançar o que almejava.
Quantos anos você gostaria de viver?
Veja alguns
conselhos do Salmo 34 que podemos aplicar à longevidade:1- Cuidado com o que Fala
v.13 “Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente”
A primeira recomendação é o cuidado com as palavras. Somos o que falamos “porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.45). Então é preciso cuidar do que vemos, ouvimos e de tudo que entra em nosso coração para que este transborde apenas de coisas boas. Muitas amizades são desfeitas, oportunidades são perdidas e até vidas são destruídas por palavras impensadas.
Se você quiser viver muitos anos aprenda a cultivar coisas boas em sua mente e coração. Cultive o silêncio e reflexão. Pense antes de falar. Não diga o que não viu. Fuja dos fofoqueiros. Conversas inadequadas são como veneno que rouba o seu tempo.
2- Faça escolhas certas
v. 14ª “Aparta-te do mal e pratica o que é bom”
As escolhas determinam o destino que tomamos. No conselho do salmista é algo simples, bastando deixar o que é ruim e procurar o que é bom. Para isso precisamos ter discernimento percebendo a diferença entre o certo e o errado como entre trevas e luz. Assim como provamos algo de comer e sentimos o cheiro antes indicando o sabor, também devemos perceber o que é bom ou ruim.
Se você quiser viver muitos anos precisa pensar antes de suas decisões. Reflita nas consequências de suas ações. Não faça nada pela emoção. Peça conselho a pessoas mais experientes e pesquise sobre o que vai fazer. Mas não fique parado pensando ou esperando as coisas acontecerem, mas “aproveitai as oportunidades” (Colossenses 4.5). Caso tenha feito alguma escolha errada, corrija enquanto há tempo e nunca pense que é tarde demais. Em suas escolhas, não pense somente em si mesmo, mas em quem estiver ao seu redor e até naqueles que participarão de sua vida no futuro.
3- Cuide de suas Emoções
v.14b “procura a paz e
empenha-te por alcançá-la”
Os sentimentos marcam os melhores ou piores momentos da vida. Não podemos evitar algumas dores como perdas e tribulações, mas podemos buscar o consolo do Espírito Santo (João 14.16). Por isso precisamos cultivar bons sentimentos que sejam lembrados por muito tempo. Muitas pessoas são jovens de idade, mas envelheceram emocionalmente guardando rancores do passado. Não adianta ter tudo se não houver paz no coração.
Se você quiser viver muitos anos precisa decidir sempre pela paz. Para isso será necessário abrir mão de muitas coisas e às vezes até da razão. Não adianta estar tudo do jeito que você pensa ser correto se o seu coração não estiver em paz com seu próximo e “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18).
4- Confie na justiça Divina
v.15,16 “Os olhos do SENHOR
repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O
rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra
a memória”
O motivo da infelicidade da maioria das pessoas é o sofrimento com injustiças. As crises da vida são os momentos em que não entendemos bem o que está acontecendo. Estes são os momentos que mais estamos sujeitos a errar. Durante os conflitos é que precisamos confiar mais em Deus. Às vezes vivemos injustiças que nos deixam inconformados. Estas situações são dolorosas e parecem que não vão acabar nunca.
Deixe a justiça nas mãos de Deus!
5- Cultive a Espiritualidade
v. 17,18 “Clamam os justos, e
o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o SENHOR
dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”
Invista tempo em oração!
Aproveite cada momento da vida!
CONCLUSÃO
Deus tem uma vida melhor para você!