Tema: SEITAS
Introdução: Sincretismo significa: ‘fusão
de elementos culturais diferentes em um só pensamento, mantendo às vezes alguns
traços originais’¹ baseado nesse pensamento, certa vez Ghandi disse que: ‘a alma das religiões é
uma só, mas está encerrada em um grande número de formas’².
Todas as pessoas têm o direito de professar a
religião de sua escolha e a tolerância religiosa deve ser praticada por todos,
mas isso não significa que todas as religiões sejam boas e nem que pelo fato de
respeitar a pessoa que pensa diferente, você tem que aceitar ou fazer o que ela
pratica.
Todas as religiões são iguais?
Vamos refletir sobre o sincretismo religioso:
1- JESUS era dogmático
Dogmático é a pessoa que defende uma verdade única.
E o Senhor Jesus deixou isso bem claro em suas palavras:
“Eu
sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14.6).
“Ninguém pode
servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará
a um e desprezará o outro” (Mateus 6.24).
“porque estreita
é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem “
(Mateus 7.14).
Isso significa que nem todos os caminhos levam a
Deus. Há apenas dois caminhos onde as pessoas e religiões devem se enquadrar:
• Caminho estreito: mais difícil e conduz à vida eterna;
• Caminho largo e espaçoso: mais fácil e leva à morte eterna.
Nos dias de Jesus na terra, havia dois fortes grupos
religiosos: Saduceus e Fariseus. Ambos tinham posições distintas (Atos 23.8)
e admitiam estar fazendo a vontade de Deus. Mas Jesus lhes disse que embora
pensassem que eram filhos de Deus, não passavam “de filhos do diabo” (João 8.41-44)
e os chamou de: hipócritas. filhos do inferno, serpentes e raça de víboras (Mateus 23.3, 15 e
19-33).
2- APOSTASIA FINAL
A Palavra de Deus nos alerta que nos últimos tempos
muitos se desviariam da fé e por isso precisamos estar atentos aos novos
ensinamentos para não sermos levados por ventos de doutrinas: “Mas o Espírito
expressamente diz que nos últimos tempos muitos apostatarão da Fé, dando
ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios Pela hipocrisia de
homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”
(I Timóteo 4.1-2).
Em seu livro ‘Tirando as coisas abomináveis de
nossas casas’ o Pr. Jonas Mendes Barreto declara:
“Estamos vivendo um tempo marcado
por uma efervescência no âmbito espiritual. Próximo ao Terceiro Milênio ... As
pessoas, pressionadas por necessidade físicas, financeiras, emocionais e
principalmente espirituais, correm sem cautela e o devido discernimento, atrás
de alternativas que de forma imediatista, lhes proporcionem alívio... O que
mais interessa par muitos é a busca interior, a sinceridade, a fé e a dedicação
ao que se busca, mesmo que tal coisa a ser buscada esteja longe dos princípios
e padrões estabelecidos por Deus, em Sua Palavra”. ³
3- PRECISAMOS DEFENDER A NOSSA FÉ
O servo de Deus deve estar cingido com a verdade,
com a couraça da justiça, as sandálias do evangelho da paz, o escudo da fé, o
capacete da salvação e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus (Efésios 6.14-17).
“Retendo firme a
fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para
admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”
(Tito 1.9).
O apóstolo Paulo foi chamado a evangelizar e não se
envergonhava disso (Romanos
1.16), mas também disse que Deus o chamou para defender o evangelho
de Cristo
(Filipenses 1.16).
Paulo disse para julgarem suas palavras (I Coríntios 10.15) e orientou os Coríntios
dizendo: “o que
é espiritual julga todas as coisas” (I Coríntios 2.15).
Um forte argumento sincretista é que ‘não devemos
julgar para não sermos julgados’ (Mateus 7.1), mas nesse texto Jesus não estava
proibindo todo e qualquer julgamento, pois no v.15 diz: “acautelai-vos dos falsos profetas”.
Como podemos nos acautelar sem discernir quem são os falsos profetas? “Portanto, pelos
seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.20).
Não devemos julgar no sentido de condenar, mas fomos
chamados para ser luz e fazer diferença entre as trevas e a luz de Cristo. Por
isso o apóstolo Paulo ensinou o equilibro para “Julgai todas as coisas e retenha o que é bom”
(I
Tessalonicenses 5.21).
4- A BÍBLIA É A NOSSA ÚNICA FONTE DA VERDADE
Para saber quem é quem, é preciso ter um padrão
correto de julgamento e o mais perfeito padrão é a Bíblia. Jesus orou dizendo: “Santifica-os na
verdade; a Tua Palavra é a verdade” (João 17.17).
Precisamos ler muito a BÍBLIA porque “examinai as
Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que
testificam de mim” (João 5.39) e podemos ler também literaturas que
contenham as palavras da BÍBLIA, mas de acordo com “à lei e ao testemunho! Se eles não falarem
segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva” (Isaías 8.20).
A igreja protestante tem por princípio crer na
Bíblia como única regra de fé e prática, por isso tem suas doutrinas firmadas
primeiramente na Palavra de Deus.
A verdade está em Jesus!
CONCLUSÃO
Popularmente se diz que todas as religiões são boas
e falam de Deus. Mas, o que andam falando de Deus? Será que tudo o que falam de
Deus é bom? Jesus concordava com todas as religiões? O que a Bíblia diz sobre
as outras formas de culto? A palavra de Deus diz “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal;
que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce
amargo!” (Isaias 5.20).
Precisamos estar atentos para não sermos enganados
porque “não é de
se admirar, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”
(II Coríntios
11.14).
Cuidado para não ser enganado!
¹
FERREIRA, Aurélio B.
H. Minidicionário da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro,
2001,? Edição página 439
² Revista Educação
Cristã: Entendendo as religiões Hoje, Vol. VIII, SOCEP, São Paulo, página 7.
³
BARRETO Jonas Mendes. Tirando as coisas abomináveis de nossas
casas. Série: Da Bíblia para a Vida. Ephatá Produções, Belo Horizonte,
1998, página 22 e 23.
Citações
Bíblicas:
Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.