Monte Horebe ou Sinai - Lugar da Revelação

Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

monte Horebe Sinai

“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe”
 (Êxodo 3.1).

Altitude: 2603m*
Horebe significa espinhoso, seco. O mesmo monte também é chamado Sinai (Êxodo 19.1,2). Sua localização exata é discutida por muitos historiadores e arqueólogos, mas a região mais reconhecida é nas montanhas da península do Sinai, entre o mar Vermelho e o golfo de Ácaba. 1


O que o Monte Sinai nos ensina?

Vamos refletir sobre a importância do Sinai na Palavra de Deus:

1) Significado Histórico do Monte Sinai

O Monte Sinai foi onde Deus chamou Moisés pela primeira vez na sarça ardente (Êxodo 3.1-14) e entregou os Dez Mandamentos (Êxodo 19.1 a 20.20). 2 Foi também onde Elias ouviu a voz de Deus numa caverna quanto fugia da perversa rainha Jezabel (I Reis 19.1-20). Este monte é considerado um dos lugares mais sagrados para o povo de Deus. O próprio Senhor Jesus, ainda criança, possivelmente passou pela região do Sinai quando foi morar no Egito (Mateus 2.13-19). 3

2) Significado Profético do Monte Sinai

O monte Sinai foi um lugar de revelação de Deus para seus servos, onde entregou sua Palavra pela primeira vez em forma de preceitos para seu povo (Êxodo 31.18). 4 Um lugar onde não havia beleza alguma além da presença da Glória de Deus (Êxodo 19.14-20). Deus queria se revelar à humanidade e escolheu aquele lugar seco, sem nada para mostrar a sua majestade e poder (Êxodo 24.16).

3) Significado Espiritual do Monte Sinai

O Monte Sinai nos lembra da caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida, mas antes precisavam ter um encontro com o Senhor. Suas vidas não seriam mais as mesmas. Agora não seriam escravos e sim livres para Deus. Em nossa jornada da vida, buscamos muitas coisas, mas o que mais precisamos é uma experiência pessoal com o Senhor. Deus quer se revelar a nós pelo seu Espírito Santo para nos ensinar a sua vontade e sua Palavra (I João 2.20,21).


Conclusão

Deus quer nos levar a um lugar mais alto em sua presença. Em meio aos desertos da vida, existe uma oportunidade para conhecer o poder de Deus. Cremos num Deus que se revela, que se mostra para nós e nos chama atenção para sua presença.

Deus quer se revelar para você!

______________________________

BIBLIOGRAFIA:

1 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 123.
2 DOWLEY, Tim. Pequeno Atlas Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Página 11.
3 FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da Vida de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2008. Páginas 44,45
4 LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013. Páginas 33, 38 e 39.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


montes da Bíblia

E-book: Montes Sagrados: Montanhas da Bíblia 

Um estudo sobre os montes citados na Palavra de Deus, a partir de uma viagem à Terra Santa e pelo estudo a respeito destes lugares consagrados. As montanhas têm um sentido de grandeza e os homens de Deus sempre fizeram orações em montes. O próprio Senhor Jesus subia os montes para orar. Aprenda mais sobre estes lugares da Palavra de Deus através desta mensagem.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175