Tema: APOCALIPSE
Apocalipse 2 e 3
Introdução: A primeira sequência de 7 no
Apocalipse são as cartas às sete Igrejas da Ásia Menor, seguidas da visão de sete
selos, sete trombetas e sete taças. A mensagem das sete igrejas tem um grande
significado para a cristandade em todos os tempos, especialmente nos últimos
dias. O número 7 tem o sentido de completo, total e perfeito, o que torna a
mensagem abrangente para todos os cristãos.
A
interpretação das cartas às sete Igrejas pode ser feita de três formas:
Interpretação
LITERAL:
estudo da história dos lugares e as igrejas da época, mostrando a estrutura
literária do texto, seguindo uma mesma ordem: apresentação, elogio, instrução e
promessa.
Interpretação
Histórica:
estudo da história do cristianismo, compreendendo as fases em que se assemelha
com as igrejas do Apocalipse.
Interpretação
Moral:
lições práticas para as Igrejas de modo geral e para cada cristão que faz parte
da Igreja de Cristo.
Veja mais no estudo: Interpretando as sete igrejas
O que Jesus diria para a Igreja hoje?
Vamos refletir sobre a
mensagem às sete igrejas, observando a organização do texto:
Carta à Igreja em Éfeso: Apocalipse 2.1-7
Apresentação |
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas coisas diz aquele que
conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete
candelabros de ouro: |
ELOGIO |
2 Conheço as obras que você realiza, tanto o seu esforço como a sua
perseverança. Sei que você não pode suportar os maus e que pôs à prova os que
se declaram apóstolos e não são, e descobriu que são mentirosos. 3 Você tem perseverança e suportou provas por causa do meu nome,
sem esmorecer. |
INSTRUÇÃO |
4 Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu
primeiro amor. 5 Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à
prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e
tirarei o seu candelabro do lugar dele. 6 Mas você tem a seu favor o fato de que odeia as obras dos
nicolaítas, as quais eu também odeio. |
PROMESSA |
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘Ao
vencedor, darei o direito de se alimentar da árvore da vida, que se encontra
no paraíso de Deus.’” |
Éfeso significa desejável. Havia
um grande templo para a deusa Diana na cidade, o que gerava grande idolatria (Atos 19.28). Os Nicolaítas (v.6) eram um grupo que se denominava sacerdotal e
dominava a igreja tornando-a hierarquizada, mas de forma liberal, aceitando o
pecado. Éfeso lembra a Igreja Apostólica, entre os anos 30 a 100 d.C. que se
esfriou no amor original e precisava se renovar. Hoje Éfeso representa cristãos
e igrejas que se esfriaram na fé.
Leia
mais no estudo: A Igreja de Éfeso
Carta à Igreja em Esmirna: Apocalipse 2.8-11
Apresentação |
8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: “Estas coisas diz o
primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver. |
ELOGIO |
9 Conheço a tribulação pela qual você está passando, a sua pobreza
— embora você seja rico — e a blasfêmia dos que se declaram judeus e não são,
sendo, isto sim, sinagoga de Satanás. |
INSTRUÇÃO |
10 Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo
está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à
prova, e passem por uma tribulação de dez dias. Seja fiel até a morte, e
eu lhe darei a coroa da vida. |
PROMESSA |
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘O vencedor
de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte.’” |
Esmirna significa Mirra, um
óleo produzido de plantas, que era cheiroso, mas amargo, demonstrando a beleza
e o sofrimento daqueles cristãos. As pessoas que se converteram a Cristo em Esmirna
tiveram seus bens confiscados, presos e mortos, por isso eram muito pobres e
sofreram por amor à sua fé. Esmirna possuía um grande mercado público de três
andares, com grande desenvolvimento comercial. O pastor era Policarpo,
conhecido como ‘Policarpo de Esmirna’ que foi martirizado. Esmirna lembra a era
dos mártires, a Igreja Perseguida, entre 100 a 312 d.C. quando dez imperadores
perseguiram a igreja (Apocalipse 2.10).
Esmirna também representa os cristãos que atualmente são perseguidos em todo o
mundo por causa de sua fé.
Leia
mais no estudo: A Igreja de Esmirna
Carta à Igreja em Pérgamo: Apocalipse 2.12-17
Apresentação |
12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: “Estas coisas diz
aquele que tem a espada afiada de dois gumes. |
ELOGIO |
13 Conheço o lugar onde você mora, que
é o lugar onde está o trono de Satanás. Sei que você conserva o meu nome e
não negou a fé que tem em mim, mesmo nos dias de Antipas, minha testemunha,
meu fiel, que foi morto na cidade de vocês, aí onde Satanás habita. |
INSTRUÇÃO |
14 Tenho, porém, contra você algumas
coisas: estão aí em seu meio os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava
Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para que comessem coisas
sacrificadas aos ídolos e praticassem a prostituição. 15 Além disso, estão também aí em seu
meio os que seguem a doutrina dos nicolaítas. |
PROMESSA |
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas: ‘Ao vencedor, darei do maná escondido. Também lhe darei uma
pedrinha branca, e, sobre essa pedrinha, um novo nome escrito, o qual ninguém
conhece, exceto aquele que o recebe.’” |
Pérgamo significa fortaleza,
pois a cidade era localizada no cume de uma montanha e tinha muitos templos
pagãos imponentes. Também tinha uma grande biblioteca com cerca de 200.000
rolos (livros), por isso, a palavra ‘pergaminho’ é em referência aos livros de
Pérgamo. O pastor era Antipas (v.13),
que foi martirizado, queimado vido dentro de um bezerro de latão. Pérgamo
lembra a Igreja Imperial 313-590 d.C. com a união da Igreja e estado, quando o
pecado foi entrando na igreja. Por isso, Pérgamo representa a igreja liberal,
que aceita o pecado.
Leia
mais no estudo: A Igreja de Pérgamo
Carta à Igreja em Tiatira: Apocalipse 2.18-29
Apresentação |
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: “Estas coisas diz o
Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao
bronze polido. |
ELOGIO |
19 Conheço as obras que você realiza, o seu amor, a sua fé, o
seu serviço, a sua perseverança e as suas últimas obras, mais numerosas do
que as primeiras. |
INSTRUÇÃO |
20 Tenho, porém, contra você o fato de você tolerar que essa
mulher, Jezabel, que se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os
meus servos a praticar a prostituição e a comer coisas sacrificadas aos
ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse, porém ela não quer
se arrepender da sua imoralidade. 22 Eis que farei com que fique acamada, e trarei grande
tribulação aos que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que
ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu
sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês segundo
as suas obras. 24 Digo, porém, aos demais de Tiatira, a todos aqueles que não
seguem essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas
profundas de Satanás: Não porei outra carga sobre vocês; |
PROMESSA |
25 tão somente conservem o que vocês têm, até que eu venha. 26 Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe
darei autoridade sobre as nações, 27 e com cetro de ferro as governará e as reduzirá a pedaços como
se fossem objetos de barro, |
Tiatira significa Sacrifício.
A cidade servia de entrada para Ásia Menor, na rota do comércio e havia um
grande templo em honra ao deus sol ‘Apolo’. Sua indústria principal era de instrumentos
de bronze e cobre, mas também fabricavam tecidos, especialmente em vermelho e
púrpura. O comércio era organizado em sindicatos dedicados aos deuses gregos.
Por isso os cristãos de Tiatira foram exortados a não se prostituir
espiritualmente, servindo a dois senhores (Mateus
6.24). Uma mulher da igreja foi chamada de Jezabel (Ap. 2.20), fazendo referência à perversa rainha que
matava os profetas (I Reis 18.13), para
representar falsas igrejas e cristãos infiéis. A igreja estava dividida em dois
grupos, um grupo pequeno de pessoas fiéis e os que seguiam os conselhos de
Jesabel, se misturando com o mundo. Tiatira nos lembra da Igreja na Idade Média
entre 590 e 1517 d.C., período de trevas, quando a leitura das Escrituras foi
proibida, acontecendo fatos tristes como as cruzadas e a Inquisição. Tiatira
representa igrejas divididas e cristãos indecisos entre o mundo e a Palavra.
Leia
mais no estudo: A Igreja de Tiatira
Carta à Igreja em Sardes: Apocalipse 3.1-6
Apresentação |
1 Ao anjo da igreja em Sardes escreva: “Estas coisas diz
aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as obras que você realiza, que
você tem fama de estar vivo, mas está morto. |
INSTRUÇÃO |
2 Fique vigiando e fortaleça o restante que estava para
morrer, porque verifiquei que as obras que você realiza não são íntegras na
presença do meu Deus. 3 Lembre-se, pois, do que você recebeu e ouviu; guarde-o e
arrependa-se. Se você não vigiar, virei como ladrão, e você de modo nenhum
saberá em que hora virei contra você. |
ELOGIO |
4 Mas você tem aí em Sardes umas poucas pessoas que não
contaminaram as suas vestes. Elas andarão comigo, vestidas de branco, pois
são dignas. |
PROMESSA |
5 O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum
apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nome
diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” |
Sardes significa cântico de alegria.
A cidade de Sardes foi construída, sobre uma grande rocha por volta de 1150
a.C. Sardes foi parte da província Romana da Ásia e tinha uma estrada real que
conectava com outras cidades do leste até a Europa. A moeda cunhada surgiu em
Sardes, mostrando sua riqueza comercial. A carta à Igreja de Sardes é a única
que a instrução vem antes de um pequeno elogio. Sardes lembra a Igreja da
Reforma e período da renascença entre 1517 a 1730 d.C., quando a Igreja parecia
estar viva, se renovando, mas na verdade ainda precisava de um avivamento (Apocalipse 3.1). Sardes representa Igrejas e
cristãos que que envelheceram na sua fé e precisam de renovação espiritual.
Leia
mais no estudo: A Igreja de Sardes
Carta à Igreja em Filadélfia: Apocalipse 3.7-13
Apresentação |
7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: “Estas coisas diz
o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá. |
ELOGIO |
8 Conheço as obras que você realiza. Eis que tenho posto diante
de você uma porta aberta, a
qual ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha
palavra e não negou o meu nome. 9 Eis o que eu farei com alguns dos que são da sinagoga de
Satanás, desses que se
declaram judeus e não são, mas mentem. Eis que farei com que venham até você,
prostrem-se aos seus pés e
reconheçam que eu amo você. 10 Você guardou a palavra da minha perseverança. Por isso, também eu o
guardarei da hora da provação que
há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a
terra. |
INSTRUÇÃO |
11 Venho sem demora. Conserve o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. |
PROMESSA |
12 Ao vencedor, farei com que seja uma coluna no santuário do
meu Deus, e dali jamais sairá. Gravarei sobre ele o nome do meu Deus, o nome
da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce
do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. |
Filadélfia significa amor fraternal
e de fato era uma igreja amorosa. A cidade de Filadélfia fazia parte da
província Romana da Ásia, com um posto avançado do reino de Pérgamo. Na Igreja
de Filadélfia haviam judeus que negavam a Jesus exigindo o cumprimento de
rituais judaicos (v.9). Jesus prometeu
para aquela Igreja uma “porta aberta” para a evangelização (v.7,8). Por isso, Filadélfia nos lembra da Era
das Missões e avivamentos, entre 1750 a 1900 d.C., quando muitos missionários
viajaram pelo mundo divulgando o evangelho e avivamentos aconteceram com a
conversão de milhares de vidas. Filadélfia representa igrejas e cristãos
comprometidos com a missão e fervorosos em sua fé.
Leia
mais no estudo: A Igreja de Filadélfia
Carta à Igreja em Laodiceia: Apocalipse 3.14-22
Apresentação |
14 Ao anjo da igreja em Laodiceia escreva: “Estas coisas diz
o Amém, a testemunha
fiel e verdadeira, o princípio
da criação de Deus. |
|
Não há elogio |
INSTRUÇÃO |
15 Conheço as obras que você realiza, que você não é nem
frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! 16 Assim, porque você é morno, e não é nem
quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. 17 Você diz: ‘Sou rico, estou bem de vida e não preciso de nada.’
Mas você não sabe que é infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. 18 Aconselho que você compre de mim ouro refinado pelo fogo,
para que você seja, de fato, rico. Compre vestes brancas para se vestir, a
fim de que a vergonha de sua nudez não fique evidente, e colírio para ungir
os olhos, a fim de que você possa ver. 19 Eu repreendo e disciplino aqueles que amo. Portanto, seja zeloso
e arrependa-se. |
PROMESSA |
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a
minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele,
comigo. 21 Ao vencedor,
darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com
o meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” |
Laodiceia significa justiça
do povo, devido seu grande interesse pela democracia. Mas as pessoas queriam
satisfazer apenas sua própria vontade. Jesus não fez nenhum elogio à igreja de
Laodiceia. As águas para abastecimento eram conduzidas por dutos e chegavam
mornas na cidade, causando mal-estar nas pessoas. A cidade era rica e com um
forte sistema bancário e com muitas indústrias de tecido. Havia laboratórios,
com produção especial de colírio e também tinham uma escola de medicina. Por
isso Jesus falou para eles sobre vestes, ouro e colírio (v.18,19). Laodiceia nos lembra da Igreja Moderna
a partir de 1900 d.C. até os dias atuais, em que muitas igrejas têm recursos e
riqueza, mas não tem visão espiritual. Laodiceia representa igrejas e cristãos
indecisos ou indiferentes, serve a Deus e ao mundo.
Leia
mais no estudo: A Igreja de Laodiceia
Conclusão
Apocalipse 2.1 “Estas coisas diz
aquele que conserva na mão direita
as sete estrelas e que anda no meio dos sete candelabros de ouro”
A mensagem das sete igrejas
se refere à toda a Igreja de Cristo. Jesus reconheceu cada uma das igrejas com
amor, mostrando que está no meio do seu povo. Jesus está andando no meio do seu
povo e tem uma mensagem para cada um de nós.
Igreja |
Interpretação Histórica |
Interpretação Moral |
ÉFESO |
Igreja Apostólica - 30 a 100 d.C. |
Voltar ao primeiro amor. |
ESMIRNA |
Igreja perseguida -100 a 313 d.C. |
Suportar as tribulações. |
PÉRGAMO |
Igreja Imperial - 313 a 590 d.C. |
Perseverar na fé. |
TIATIRA |
Igreja papal, idade Média - 590 a 1517 d.C. |
Fugir do pecado. |
SARDES |
Igreja da Reforma e renascença - 1517 a 1730
d.C. |
Buscar o verdadeiro avivamento. |
FILADÉLFIA |
Igreja na era das missões - 1730 a 1900 d.C. |
Servir ao próximo com amor. |
LAODICEIA |
Igreja moderna - 1900 d.C. até a volta de Cristo. |
Ser fervoroso espiritualmente. |
Leia
mais estudos sobre APOCALIPSE
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Citações Bíblicas: Bíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
E-book: As 7 Igrejas do Apocalipse
As sete cartas às igrejas no Apocalipse trazem mensagens reveladoras à igreja atual. Neste livro apresentamos três tipos de interpretação para cada uma das cartas: 1) Interpretação LITERAL; 2) Interpretação HISTÓRICA; 3) Interpretação MORAL. Certamente a mensagem deste texto trará revelações importantes para sua vida como igreja de Cristo. As cartas às sete igrejas formam uma mensagem completa para toda a cristandade. Estas cartas foram escritas para você também e será bem-aventurado se ler e ouvir (Apocalipse 1.3).