Os dois Filipes da Bíblia: o apóstolo e o diácono

Tema: PERSONAGENS BÍBLICOS

dois apóstolos no deserto

Atos 1.13 e 6.5

Introdução: Os dois Filipes mencionados no Novo Testamento são Filipe, o apóstolo, e Filipe, o diácono evangelista. Nos evangelhos e até Atos 1.13 é citado o discípulo Filipe e a partir de Atos 6.5 aparece o diácono Filipe. São duas pessoas distintas em momentos diferentes, embora tenham nomes iguais, eles desempenharam papéis diferentes no início da igreja cristã.

O nome Filipe significa “amante dos cavalos”, mas designa o interesse pela guerra, com sentido de guerreiro. O mesmo significado se dá ao nome da cidade de Filipos. A grafia bíblica é com dois “i” no início da palavra, diferente do comum atual Felipe.

OBSERVAÇÃO: Os dois Filipes não podem ser confundidos com outro Filipe, o Tetrarca irmão de Herodes citado em Mateus 14.3 e Lucas 3.1, cuja cidade Cesareia de Filipe é em sua homenagem (Mateus 16.13).

Quem foi Filipe na Bíblia?

Vejamos as informações sobre os dois Filipes:

1. Filipe, o apóstolo

O Filipe apóstolo é mencionado em Mateus 10.3, Marcos 3.18, Lucas 6.14 e Atos 1.13. Ele foi um dos doze discípulos escolhidos por Jesus. Poucas informações são conhecidas sobre a vida pessoal de Filipe, além de seu chamado como discípulo.

Algumas informações sobre Filipe, o discípulo:

  • Era natural de Betsaida (João 1.44), região norte do Mar da Galileia, assim como alguns outros discípulos;
  • Filipe chamou Natanael para seguir Jesus (João 1.43-50);
  • Foi a quem Jesus se dirigiu durante a primeira multiplicação de pães e peixes (João 6.5-7);
  • Foi através de Filipe que um grupo de gregos procurou se encontrar com Jesus (João 12.20-22);
  • Filipe que pediu Jesus “mostra-nos o Pai” (João 14.8), mas Jesus lhe repreendeu, dizendo que estava há tanto tempo com eles, explicando “quem me vê, vê o Pai” (João 14.9);
  • Perseverou com os apóstolos após a ressurreição de Jesus (Atos 1.13).

O discípulo Filipe demonstra ser alguém interessado no trabalho de Jesus, permanecendo até o fim e se destacando em alguns momentos, entre os outros apóstolos.

2. Filipe, o diácono evangelista

O Filipe mencionado como diácono e evangelista em Atos 6.5; 8.5-40 e 21.8,9. Sua história é um exemplo de missionário destemido e cheio do poder de Deus.

Algumas informações sobre Filipe, o evangelista:

  • Filipe foi escolhido juntamente com outros seis homens para servir como diáconos na Igreja em Jerusalém (Atos 6.5);
  • Pregou o Evangelho em Samaria com grandes sinais (Atos 8.4-8), onde os judeus não gostavam de ir, obedecendo a ordem de Jesus em Atos 1.8;
  • Houve um avivamento em Samaria (Atos 8.6-8), com a conversão um homem chamado Simão, que fazia mágicas (Atos 8.9-13);
  • Por causa da influência de Filipe, o evangelista, os apóstolos Pedro e João foram pregar também em Samaria (Atos 8.14-25);
  • Filipe também encontrou o eunuco etíope, um oficial, que estava lendo a profecia de Isaías, e explicou o Evangelho para ele, que se converteu e foi batizado (Atos 8.26-39);
  • Filipe foi trasladado (transportado de um lugar para o outro de forma sobrenatural) e levado para Azoto, região de Gaza (Atos 8.40);
  • Continuou seu ministério pregando pelas cidades até chegar ao norte em Cesareia (Atos 8.40), onde se estabeleceu e suas quatro filhas eram profetizas (Atos 21.8,9).

Os diáconos eram responsáveis por cuidar das necessidades práticas da comunidade cristã e ajudar os apóstolos no ministério. Filipe, o diácono, é conhecido por seu trabalho evangelístico na Samaria e nas regiões vizinhas. Ele pregou o evangelho e realizou sinais e milagres, incluindo a cura de doentes e a expulsão de espíritos malignos (Atos 8.6,7). Era um homem cheio do poder de Deus ao ponto de ser avisado por um anjo, conduzido pelo Espírito Santo para onde deveria ir e depois ser arrebatado de um lugar para outro (Atos 8.26,29 e 40).

Seja um homem de Deus como Filipe!

Conclusão

Embora ambos os Filipes sejam mencionados no Novo Testamento, não há informações que indiquem que eles sejam a mesma pessoa. Eles desempenharam papéis diferentes na Igreja Primitiva, um sendo apóstolo e o outro diácono evangelista, mas ambos foram fiéis servos de Deus que dedicaram suas vidas ao avanço do Evangelho.

Deus tem um chamado especial para sua vida!

______________________

MANSER, M.; REID, D. K. Quem é quem na Bíblia Sagrada. 1. ed. Barueri: SBB, 2013.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175