Apocalipse 13 - As Duas Bestas

Tema: APOCALIPSE 

as duas bestas do Apocalipse 13

Apocalipse 13

Introdução: A visão de Apocalipse 13 se assemelha muito com o texto de Daniel 7, onde o profeta contempla bestas que surgem do mar e da terra, com várias cabeças, chifres e coroas, representando a tirania de líderes políticos e religiosos.

Este texto se refere à profecia da APOSTASIA dos últimos tempos (Marcos 13.20-22). Antes da sua volta Jesus avisou que surgiriam falsos cristos e falsos profetas (Mateus 24.24).  Em Apocalipse 12 um dragão persegue uma mulher grávida e seu filho, simbolizando a igreja e Cristo (Gênesis 3.1-14 e Apocalipse 12.9).

Esboço de Apocalipse 13

     Apocalipse 13 - As Duas Bestas

    A Besta que surge do Mar: v.1-10

˾        Anticristo

    A Besta que surge da Terra: v.11-18

˾        Falso Profeta

O texto de Apocalipse 13 se dedica a descrever duas bestas, uma do mar e outra da terra, que são o Anticristo e o Falso profeta. São chamados de bestas, simbolizando monstros por causa de sua maldade. Em nenhum momento o texto diz que surgirá algum monstro no mar ou na terra, mas representa grandes líderes dominadores.

O que significa besta do mar e da terra?

Quando o texto usa as expressões do mar e da terra está se referindo à geografia dos destinatários do texto que eram as sete igrejas e também para o povo de Israel. Naquele tempo haviam os imperadores chamados de César em Roma1, que fica no além mar de Israel e na região da Judeia haviam os reis locais chamados de Herodes2. Esta pode ser a principal referência ao mar e à terra, embora o texto também possa assumir novos significados de acordo com o cumprimento da revelação.

     O que é uma besta?

    Animal feroz desconhecido

˾    Chifre: poder (Apocalipse 13.1 e 11)

˾    Cabeça: líderes (Apocalipse 13.1-3)

˾    Coroas: reinos (Apocalipse 13.1)

˾    Símbolo: poder humano e religioso

˾    TIRANIA e maldade

    Terra x Mar

˾    Continente - Israel

˾    Povos - Roma (Apocalipse 17.5)

Personagens do texto

Em Apocalipse 12 e 13 apóstolo João contempla três figuras malignas: o dragão, a besta e o falso profeta. Estes três são chamados de Trindade Satânica3, na tentativa do inimigo de imitar Deus através de uma trindade diabólica. Em Apocalipse 16.13,14, são simbolizados por três rãs que aparecem como parte sexta taça da ira de Deus. Revelam uma guerra contra o cristianismo de forma ideológica. 

A trindade satânica

·     Dragão: o próprio satanás como serpente (Gênesis 3.1-8) agindo no tempo final (Apocalipse 12.9) com engano (João 8.44) e toda forma de maldade (João 10.10).

·     Besta: o anticristo que perseguirá a igreja (Apocalipse 13.1 e 17.3); como o apóstolo João avisou que o anticristo não é apenas uma pessoa, mas um sistema (1João 2.18).

·     Falso profeta: representante humano (Apocalipse 13.11) que divulgará falsas doutrinas (Apocalipse 19.20), realizando milagres (Mateus 24.24).

 

Possíveis interpretações das Duas Bestas em Apocalipse 13:

     INTERPRETAÇÕES

        PRETERISTA

˾ César e Herodes, reis no continente e além mar.

        FUTURISTA

˾ A Besta e Falso Profeta no fim dos tempos.

        SIMBÓLICA

˾ Falsos profetas e líderes tiranos.

        CONTÍNUA

˾ Dominadores do mundo e falsos líderes religiosos.

Várias interpretações tentam explicar o significado do dragão, da besta e do falso profeta. Martinho Lutero fez uma leitura histórica dizendo o anticristo seria Roma 4 e todos os opositores à Reforma Protestante aplicando à realidade de seu tempo 5. Devido a tantas interpretações, até que se cumpra plenamente a profecia, precisamos buscar a revelação desta mensagem. 6

Quem são as Duas Bestas do Apocalipse?

Vamos refletir sobre o significado da visão das Duas Bestas no capítulo 13 de Apocalipse:

 

A Besta que surge do mar: Apocalipse 13.1-10

1 Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. 

2 A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E o dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade. 

3 Uma das cabeças da besta parecia ter sido golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada. E toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; 

4 e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta. Também adoraram a besta, dizendo: — Quem é semelhante à besta? Quem pode lutar contra ela?

5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e foi-lhe dada autoridade para agir durante quarenta e dois meses.

6 A besta abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu.

7 Foi-lhe permitido, também, que lutasse contra os santos e os vencesse. Foi-lhe dada, ainda, autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação. 

8 E ela será adorada por todos os que habitam sobre a terra, aqueles que, desde a fundação do mundo, não tiveram os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto.

9 Se alguém tem ouvidos, ouça.

10 “Se alguém tiver de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém tiver de ser morto pela espada, pela espada morto será.” Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos.

 

     Apocalipse 13 - As Duas Bestas

    A Besta que surge do Mar: v.1

˾    Recebe o trono do Dragão: v.2

˾    Semelhante o Leopardo: v.2

˾    Pés de urso

˾    Boca de Leão

˾    Dez chifres – coroas

˾    Sete Cabeças

˾    Uma cabeça ferida e curada: v.3

˾    As pessoas adoraram o dragão e a besta: v.4 e 8

˾    Proferiu blasfêmias: v.5 e 6

˾    Lutou contra os santos: v.7 e 10

˾42 meses: v.5

 

O Anticristo

A Besta que surge do mar claramente é o anticristo que surgirá como um líder político prometendo paz, mas que de depois perseguirá a Igreja. Confira em Daniel 7.23-27 onde surge um animal semelhante ao que o apóstolo João descreve.

Daniel 9.27 “Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana. Na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de cereais. Sobre a asa das abominações virá aquele que causa desolação, até que a destruição, que está determinada, seja derramada sobre ele.”

O anticristo começará oferecendo paz e segurança (1Tessalonicenses 5.13), mas depois se autoproclamará um Deus (Mateus 24.15 e Marcos 13.15). Terá sua cabeça ferida, mas será curado usando isso para enganar as pessoas que o adorarão, mas falará coisas terríveis contra Deus (v.5 e 6), blasfemando e perseguindo a igreja (Daniel 7.25).


Algumas características do Anticristo:

QUANDO?

  • Seu espírito já está no mundo: 1João 2.18-26
  • Surgirá antes da volta de Jesus: 2Tessalonicenses 2.1-6

OBRAS

  • Incentivará o pecado: 2Tessalonicenses 2.7-12
  • Será maligno: Daniel 11.36-38

ESTRATÉGIAS

  • Será um governante: Daniel 9.27 e Apocalipse 13.5-8
  • Agirá por meio de engano: Daniel 8.24,25

DOUTRINAS

  • Nega que Jesus veio em carne: 1João 4.1-6 e 2João 7
  • Proibirá o culto se proclamando Deus: Daniel 11.31-35

Leia mais no estudo OS ANTICRISTOS


As coroas

    REINOS

      7 cabeças: líderes

˾       10 chifres: poderes ou cargos

˾       Coroas: nações

As dez coroas representam reinos ou nações, as sete cabeças os seus líderes e os dez chifres os poderes ou cargos que exercem (Apocalipse 13.1).

     Impérios mundiais

˾     Egito

˾     Assíria

˾     Babilônia

˾     Média e Pérsia

˾     Grécia

˾     Roma

     Grupos de nações

˾     ONU

˾     G7 e G20

˾     União europeia

˾     Brics

˾     Mercosul

 

Estas coroas podem ser exemplificadas na história com os sete impérios mundiais que já existiram, bem como os grupos de nações atualmente. Se as nações se unirem, logo haverá oportunidade para levantar um grande líder mundial.

Também é importante destacar que em níveis de liberdade em questões de mídia, política e religião, a maior parte do mundo não é democrática. Em 210 países, 83 são democráticos (40%), 63 ditaduras (30%) e 63 regimes de liberdade parcial (30%). 7 Isso revela o cenário ditatorial preparado para o surgimento do anticristo.

 

Propósito do Anticristo

  • ADORAÇÃO: v.4 e 8 “adoraram o dragão... Também adoraram a besta”.
  • BLASFÊMIA: v.5,6 “uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias”.
  • PERSEGUIÇÃO:  v.7 “lutasse contra os santos e os vencesse”.

O Anticristo exigirá adoração, falará blasfêmias contra Deus e perseguirá a Igreja.

 

Limitação do Anticristo

TEMPO: v.5 “agir durante quarenta e dois meses.”

MUNDO: v.8 “aqueles que não tiveram os seus nomes escritos no Livro da Vida”.

O Anticristo será limitado pelo tempo de 3 anos e meio da Grande Tribulação e também para atuar sobre aqueles que não tiverem os nomes no Livro da Vida (salvos), ou seja, quem já estiver com a sua própria marca.

 

A Besta que surge da Terra: Apocalipse 13.11-18

11 Vi ainda outra besta emergir da terra. Tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. 

12 Ela exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença e faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal havia sido curada.

13 Também opera grandes sinais, de maneira que até faz descer fogo do céu sobre a terra, diante de todas as pessoas. 

14 Seduz aqueles que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que foi ferida à espada e sobreviveu. 

15 E lhe foi concedido poder para dar vida à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse e fizesse morrer todos os que não adorassem a imagem da besta. 

16 A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa,

17 para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

18 Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de ser humano. E esse número é seiscentos e sessenta e seis.

 

     Apocalipse 13 - As Duas Bestas

    A Besta que surge da Terra: v.11

˾    Parece cordeiro com voz de dragão: v.11

˾    Com dois chifres: v.11

˾    A mesma autoridade da 1ª besta: v.12

˾    Opera sinais milagrosos: v.13

˾    Engana o mundo: v.13

˾    Fez uma imagem da 1ª besta: v.14

˾    Dá vida à imagem da besta: v.15

˾    Marca da besta na mão e testa: v.16

˾    Para comparar ou vender: v.17

˾ Número 666: v.18

 

O Falso Profeta fingirá ser cordeiro, mas na verdade é o dragão. Um falso cristo, como Jesus avisou (Mateus 24.24).


SÍMBOLOS DO ANTICRISTO

Usará símbolos ocultos: Apocalipse 13.13-17

Seu nome representa um número: Apocalipse 13.18

    Número de homem - 666: v.18

         Criação do homem no 6º dia (Gênesis 1.27-31).

˾        CÓDIGO

˾       Mão: físico

˾       Testa: memória

˾       Números comerciais: CPF, RG, CNPJ, CARTÃO, PIX.

O número 666 lembra do sexto dia da criação, quando o homem foi formado, revelando que as obras do anticristo são Fruto do pecado humano. Os símbolos usados pelo Anticristo serão associados ao comércio, através de códigos que sejam condicionados à religião dele. A diferença entre o uso atual de números comerciais e o que acontecerá é que ele exigirá adoração. As imagens da tecnologia também serão ferramentas a seu serviço.

A Grande Tribulação

    Período de 7 anos (Daniel 9.27)

˾  Metade: 3 anos e meio (Daniel 7.25 e 12.7; Apocalipse 12.14)

˾     42 meses (Apocalipse 11.2 e 13.5)

˾    1260 dias (Apocalipse 11.3 e 12.6)

A Besta que emerge da Terra é o Falso Profeta, que fará o mundo adorar o Anticristo e sua imagem, impondo o seu número para todo tipo de negociação e comércio. Jesus disse que haverá uma Grande Tribulação como nunca houve, mas que seria em um “tempo abreviado” (Mateus 24.22). A diferença entre a Besta do Mar (Anticristo) para a Besta da Terra (Falso Profeta) é que o primeiro é político e o segundo religioso.

 

O Terceiro Templo

“Ninguém, de modo nenhum, os engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, apresentando-se como se fosse o próprio Deus.” 2Tessalonicenses 2.3,4

Existe toda a preparação para a construção de um terceiro Templo em Jerusalém, ao lado da Mesquita de Omar, no Monte Sião, onde foram o primeiro Templo de Salomão, o segundo Templo reconstruído por Zorobabel e Josué, no tempo de Esdras. O Instituto do Templo (templeinstitute.org) divulga claramente os passos para este propósito e desde 2023, os judeus já têm acesso ao local para visitação, que por mais de mil anos estava bloqueado para eles. Todo este cenário prepara para a chegada do Anticristo que se assentará como um deus neste templo (Marcos 13.14).


A Igreja vencerá!

Mensagem Central de Apocalipse 13

Apocalipse 13.18 “Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de ser humano. E esse número é seiscentos e sessenta e seis.”

As ações do Anticristo serão todas consequências da ação humana, com as consequências de seus erros no mundo - três vezes a ação do homem (666). Mas a Igreja recebe o aviso para se preparar e não ser enganada. O mais importante para a Igreja é se preparar para subir para o céu como a noiva do Cordeiro “igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.27).

________________________________

Citações Bíblicas: NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

1 https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_da_Judeia

2 https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_imperadores_romanos

3 MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular – Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Mundo Cristão, 2011. Páginas 1012.

4 Bíblia de Estudo da ReformaBarueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2017. Página 40.

5 CHAMPLIN, R. N. Ph. D. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2014. Volume 6. Página 763.

6 SUMMERS, Ray. Digno é o Cordeiro: Uma interpretação do Apocalipse. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1972. Páginas 250 e 251.

7  Freedom House: freedomhouse.org


ebook manual simbólico do apocalipse

Manual Simbólico do Apocalipse 

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Adquira o livro impresso

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175