Pecados virtuais

Tema: PECADO

homem olhando celular assustado

Mateus 6.22,23 “Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!”

Introdução: o pecado se manifesta durante toda a história da humanidade “porque todos pecaram” (Romanos 3.23). A consequência inevitável é a morte e todo tipo de mal (Romanos 6.23). À medida que o pecado multiplica, o amor das pessoas se esfria (Mateus 24.12).

Com a modernidade, o uso da tecnologia tem sido usado para a difusão de pecados e também manifesta os erros que sempre existiram no ser humano (Marcos 7.21-23). As mídias sociais se tornaram instrumento para alimentar tanto coisas boas como ruins, cabe a cada um escolher.

Quais são os pecados virtuais?

Vamos refletir sobre práticas que são pecados e se manifestam nas mídias:

OCULTAR

Parece algo simples dizer que não quer que as pessoas saibam que leu a mensagem delas, mas se você viu, então assuma, como Jesus ensinou: “sim, sim e não, não” (Mateus 5.37). Não existe nada oculto que Deus não veja e revele (Marcos 4.22). Por outro lado, você pode também esperar para retornar depois.

CANCELAMENTO

Ignorar e isolar uma pessoa, ou bloquear sem motivo também é pecado (Mateus 7.12). Jesus ensinou a andar segunda milha com o próximo e não negar o que pede, quanto mais uma resposta (Mateus 5.40-42).

INVEJA

Cobiçar ou desejar o que o outro tem ou faz é pecado (Mateus 7.21). Muitas pessoas ficam olhando o que os outros estão fazendo de forma invejosa, além daqueles que provocam a cobiça ao se exibir.

MENTIRAS

Mostrar o que não é verdade ou falsidade ideológica com perfil falso (João 8.44). Os filtros de imagens e representação de uma vida irreal enganam a própria pessoa e tenta transmitir algo que não é real.

ESTELIONATO

Obter vantagem induzindo outra pessoa a um erro (Efésios 4.28). Quem tenta vender algo que tira proveito ou dá prejuízo, com propaganda enganosa. As pirâmides e correntes são fruto deste tipo de prática, que além de ser pecado, também é crime.

FALTA DE ÉTICA

Fofoca e copiar ou compartilhar conversas sem autorização da pessoa (Marcos 12.30,31). Falar de quem não está presente, difamando e espalhando coisas pessoais dos outros (Tiago 4.11).

DESRESPEITO

Falta de educação, descumprir regras de grupo ou expor pessoas (Romanos 12.10). A ignorância e grosseria se manifestam igualmente por pessoas mal-educadas nas redes sociais, mas esse comportamento não condiz com a vida cristã (Efésios 4.31).

TROLAGEM

Debochar do próximo e fazer brincadeiras de mal gosto (Provérbios 26.19). As pegadinhas até podem ser feitas por pessoas mais íntimas, mas quem não dá liberdade não deve ser provocado ou perturbado.

BULLYING

Agressão psicológica contra pessoas indefesas também é pecado (Efésios 4.31,32). O bullying se tornou um hábito nas escolas e grupos de amigos, mas que deve ser combatida, porque começa com tom de brincadeira e depois se torna algo agressivo.

PRECONCEITO

Racismo e todo tipo de discriminação muitas vezes também se manifestam nas redes sociais (Romanos 2.11). Fazer acepção de pessoas é pecado (Atos 10.34), devendo ser fortemente combatida no meio cristão e buscando influenciar a mudança na sociedade (Gálatas 2.6).

PLÁGIO

Publicar algo que não é seu como se fosse feito por você é pecado e crime também (Jeremias 22.13). Quando gostamos de um conteúdo, podemos citar a fonte, mas preferencialmente usar nossas próprias palavras. A inspiração em outras pessoas é algo bom, mas não podemos nos apropriar do que não é nosso.

FAKE NEWS

Calúnia, injúria e difamação, que possa manchar a imagem de uma pessoa (Provérbios 6.18). Uma forma de mentira elaborada, como um sofisma, tão bem explicado que consegue enganar muitas pessoas. Antes de compartilhar qualquer conteúdo precisamos sempre conferir.

SENSUALIDADE

A pornografia e o excesso de exposição do corpo, infelizmente comum nas redes sociais, mas não é uma prática cristã (Mateus 5.28). Deus nos criou como “templo do Espírito” (1Coríntios 6.19). Não podemos oferecer nosso corpo ao pecado (Romanos 13.13) e sim como sacrifício para Deus (Romanos 12.1), negando aos desejos da carne (Marcos 8.35).

VÍCIO

A falta de domínio próprio no uso descontrolado das mídias e jogos é uma obra pecaminosa da carne (Gálatas 5.23). Os vícios digitais têm dominado a mente das pessoas e precisam ser evitadas. Precisamos ser moderados em tudo (1Coríntios 6.12).

Lute contra os pecados virtuais!

Conclusão

Hebreus 12.4 “Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o sangue.”

O maior problema da humanidade é o pecado e a solução é o sangue de Jesus, que nos lava completamente quando nos arrependemos e confessamos (1João 1.7-9). Nossos comportamentos nos tempos modernos se manifestam através da tecnologia e se o pecado está presente nas redes é porque tem pessoas pecadoras por trás. Por outro lado, a difusão do conhecimento está expandindo o pecado pelo mundo. Somente através do amor de Deus podemos, estar neste mundo e não se influenciar pelo pecado (João 15.16 e  17.11-25), mas sim levar o Evangelho através da tecnologia “até os confins da terra” (Atos 1.8).

Fuja do pecado em todas as formas!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175