A verdade sobre o Dia da Mentira

Tema: VIDA CRISTÃ

pessoa segurando duas máscaras

“Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é aquele que engana o seu próximo e diz: “Fiz isso por brincadeira.” Provérbios 26.18,19

INTRODUÇÃO: O Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, é marcado por brincadeiras e pegadinhas ou histórias falsas. Mas esta prática contradiz os princípios bíblicos de falar somente a verdade em todo tempo (Efésios 4.15).

Qual a origem do Dia da Mentira?

Alguns afirmam que começou na França medieval, onde o Ano Novo era celebrado em 25 de março até 01 de abril, mas isso mudou com a adoção do Calendário Gregoriano em 1564, que estabeleceu 01 de janeiro como Ano Novo. Então aqueles que continuaram a festejar em abril foram chamados de "tolos de abril".

Outras teorias ligam a tradição a festivais pagãos, como a Hilaria em Roma, e ao Festival Holi na Índia. A primeira referência escrita ao Dia das Mentiras é de um poema de Eduard de Dene em 1561, onde um nobre engana seu criado com tarefas impossíveis.

Razões Bíblicas para combater a mentira:

O mandamento de não mentir

Êxodo 20.16 "Não darás falso testemunho contra o teu próximo" enfatiza a importância de ser honesto e verdadeiro.

A nova vida através da verdade

Colossenses 3.9,10 "Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador." Devemos abandonar a mentira e viver de acordo com a verdade de Deus.

A mentira é abominável para Deus

Provérbios 12.22 "O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade." Deus valoriza a verdade e despreza a mentira, porque a essência divina é a verdade (Números 23.19). Em Provérbios 6.16-19 há uma lista onde a mentira é uma das coisas que Deus detesta.

Mentirosos não entrarão no céu

Apocalipse 22.15 "Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira." Perder a salvação é uma das piores consequências da mentira.

A mentira dura pouco tempo

Marcos 4.22 “Porque nada há oculto, senão para ser manifesto e nada escondido senão para ser revelado”. Um dia Deus vai mostrar toda verdade e quando Jesus voltar e estabelecer o Juízo Final toda verdade será revelada.

O diabo é o Pai da mentira

João 8.44 “Vocês são do diabo, que é o pai de vocês...quando profere mentira, fala do que é próprio seu, porque é mentiroso e o pai da mentira”. Jesus disse que quem fala mentira é como filho do diabo e não filho de Deus.

Somente a verdade liberta

João 8.32 “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Quem mente fica preso na mentira e precisa sempre de uma desculpa para se justificar e esconder seus erros, mas Jesus quer nos dar a verdadeira liberdade para sempre (João 8.36).

Fale sempre a verdade!

CONCLUSÃO

A Bíblia oferece várias razões para não mentir, destacando a importância da verdade e as consequências negativas da mentira. Ninguém gosta de ser enganado, então também não pode fazer o mesmo, nem mesmo de brincadeira (Mateus 7.12).

Na era das Fake News, fica difícil discernir mentiras que são fabricadas para enganar multidões. Por isso o apóstolo Paulo disse que Deus nos ajuda com armas “poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas” (2Coríntios 10.4)

Por pior que pareça, a verdade sempre será o melhor!

 

Veja mais estudos e mensagens sobre o tema MENTIRA

________________

Citações Bíblicas: NAA - Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175