Hosana: o Senhor nos salva!

Tema: PÁSCOA

Jesus montado num jumentinho entrando em Jerusalém

Mateus 21.1-11

A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho, é um evento repleto de significado teológico e simbólico. Sua importância é confirmada pela narração nos quatro Evangelhos (Mateus 21.1-11, Marcos 11.1-11, Lucas 19.28-44 e João 12.12-19). A entrada de Jesus em Jerusalém marca o início da Semana da Páscoa, culminando em sua crucificação e ressurreição.


Qual o significado da entrada de Jesus em Jerusalém?

1- Um chamado profético

Primeiramente, a entrada de Jesus cumpre a profecia do Antigo Testamento encontrada em Zacarias 9.9: “Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (NAA). John Wesley afirmou em suas notas, que os religiosos da época não consideravam este texto como messiânico e que o uso de um jumento era algo humilhante para qualquer pessoa que se considerasse importante. Ao escolher um jumento em vez de um cavalo de guerra, Jesus demonstra um tipo diferente de reinado, caracterizado pela humildade e paz, em vez de poder militar e conquista.

2- A revelação do verdadeiro Rei

Além disso, a entrada triunfal de Jesus é uma declaração pública de sua identidade messiânica. Durante grande parte de seu ministério, Jesus manteve sua identidade como o Messias em segredo, mas neste ato público, Ele se apresenta abertamente como o Rei prometido. Os líderes religiosos se sentiram ameaçados por sua crescente influência e popularidade, por isso tramaram a sua prisão e crucificação.

3- Um grito de socorro

Os ramos de palmeira que a multidão coloca diante de Jesus representam vitória e triunfo, e no contexto da festa da Páscoa, remetem à festa dos Tabernáculos, uma celebração da proteção e provisão divina durante o êxodo. A palavra "Hosana" significa "Salva-nos" (VINE, 2006, p.969), como um pedido de socorro, clamando por ajuda, que revela o reconhecimento de Jesus como o Messias que traria libertação.

4- Reconhecimento de senhorio

Jerusalém era o lugar do Monte Sião e do Templo, considerados especiais pela presença de Deus, mas hoje o Senhor habita em nossas vidas (1Coríntios 3.16). Então podemos pensar que a Jerusalém de hoje é cada um de nós. Jesus quer entrar em nossas vidas como Senhor e Salvador, enquanto devemos reconhecer nossa necessidade de sua presença, louvando e clamando.

5- A transformação do ambiente

Em seguida à sua entrada triunfal, Jesus se dirige ao templo e o purifica (Mateus 21.12-17; Marcos 11.15-19 e Lucas 19.45-48). Por que não teria feito isso antes, em outras oportunidades que visitou o templo? Somente após ser recebido como Senhor, assumindo seu caráter messiânico publicamente, então atua de forma corretiva. Assim também em nossas vidas, quando Jesus entra em nosso coração quer limpar de toda impureza.


Deixe Jesus entrar em sua vida!

Conclusão

O significado do Domingo de Ramos para hoje é que precisamos abrir o nosso coração sempre para receber Jesus, com louvor, clamando sua ajuda em nosso viver, mas saber que Ele vai purificar o templo de nossos corações e que morreu para nos dar vida eterna. Então podemos dizer que o Domingo de Ramos é um clamor por salvação de vidas, que precisam ter um encontro transformador com Jesus.

____________

Citações Bíblicas: Bíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

VINE, W. E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2006 – 7ª edição. p.696.

WESLEY, John. Notas explicativas de John Wesley sobre o Novo Testamento: Evangelhos e Atos – Tomo I. Belo Horizonte: Filhos da Graça / Noah Edições, 2015. p.92,93.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175